sábado, 13 de fevereiro de 2016

"Minha Vida - Minha Infância "




Meu primeiro carrinho de "rolimã", eu mesmo fiz, "olhando", como eram feitos...O mais difícil....era conseguir as "rodinhas de rolimã"... trocava por "figurinhas de álbuns".... "gibis"..."bolinhas de gude"...ou comprava nas oficinas de carros...Cheguei a ganhar uma corrida ( separada por idades )...Obs.; nesta foto está faltando o freio, que era uma "alavanca" de madeira, ( tipo ripa ) pregada na lateral...ao puxarmos...a parte superior...a inferior "raspava no chão...

Jogar "pião"...que " bacana"...enrolar a "fieira", bem firme, mas...sem puxar muito...senão... ela escorrega para baixo...O gostoso era "furar" o pião do outro...e principalmente tirá-lo do círculo...pois cada pião que eu tirava...passava a me pertencer...e..vice-versa...

Só de ver esta "imagem"...fico emocionado... Obs; Em uma das pontas da fieira...era colocada uma "tampinha" de garrafa de cerveja ou refrigerante...que era "amassada...e depois fazíamos um furo...no meio da "tampinha achatada"...passávamos a fieira por esse furo...um pedaço suficiente... para  um, ou dois nós...assim... na hora de jogar o pião...a fieira ficasse presa entre os dedos...caso contrário...ela iria junto com o pião...

Subir em árvores...que delícia...aos cinco anos...

Esta imagem mostra que...subir em árvores...não era privilégio...de "Meninos"...                    Mas...eu passava várias horas "acomodado" em galhos... "estudando"...para as provas escolares...As "balanças amarradas nos galhos...que delícia...

Balões...um dos meus sonhos de "Rueiro"...chegava a ficar até de madrugada esperando para "catar balão"...Teve um ano...em que consegui "catar" sete balões...O primeiro...veio totalmente "apagado"...Só vi...aquele "vulto" escuro...passando acima de mim...fui seguindo...até que ele caísse em um terreno...pulei a cerca...e..de tão emocionado...agarrei o balão...e meus braços o atravessaram...rasgando-o...pois ainda não sabia que as folhas ressecavam...com o fogo das "tochas"'... até chorei ...talvez de raiva...

"Soltar"  balões...era uma delícia...a sensação... em vê-lo..sumindo... lá no meio das nuvens...era impagável. Aonde iriá cair....quem iria...pegá-lo... Mas..tudo tem sua época, pois agora é proibido, com suas razões...


Como todo "rueiro"...passava mais tempo na rua... do que em casa...principalmente...jogando bola...

Eu ia...juntamente com meus amigos...em um "taquaral"...pegar taquaras ( bambus maduros )...para fazer papagaios ( pipas )...mas no meu tempo eram "papagaios", mesmo...Cheguei a fazer um "maranhão"...( Pipa grande sem cauda )...O impressionante...é que ele subiu direto para cima ( 90 graus) ficando reto sobre minha cabeça...nunca tínhamos visto algo igual...todos se reuniram...e começamos a juntar dinheiro...para comprar "carretéis de linha "nr 10"...era a mais forte...chegamos a gastar 15 carreteis...eu nem sentia a força da linha...ela ( linha ) fazia uma curva enorme...para frente...parecendo uma enorme barriga...Levamos 3 horas para recolher...Jamais esquecerei...


Bicicleta...fez parte da minha vida...dos...07...aos...18...anos...Ótimo...sensação de liberdade...o vento...batendo no rosto...muitas travessuras...piruetas...corridas...e...acidentes...No mais grave...eu tinha 12 anos...a roda da frente travou...virei uma volta no ar... para frente...e bati com a boca no asfalto...quebrei meus quatro dentes da frente (segunda dentição)...e meu lábio inferior ficou "pendurado" ...tive que segurá-lo com minhas próprias mãos...escorria sangue por toda minha roupa...e segurando...consegui correr a pé..até minha casa... e, de casa...direto para o Pronto Socorro... 
Brincar de '''roda"...sim... às vezes... as meninas nos chamavam para brincar...porém... sempre  em frente... aos portões de suas casas..e...seus Pais, sentados em cadeiras....observando...Tudo no maior "respeito"...


Brincamos muito de "Mana Mula"...muito legal...



Esconde-esconde...ou ..."piques"...Este também...até  cansar...escondia o rosto...e contava até 10....depois ...saia à procura...ao encontrar um deles...ou ele chegava até o lugar onde escondi o rosto...e "batia a mão" ...dizendo "pique"...ou eu conseguia pegá-lo...


Pega-pega
Pega-pega...até  cansar...


Jogar bolinha de "gude"...várias  maneiras de jogar...Com círculo...era igual jogar pião..Mas também  fazíamos pequenos buracos no chão de terra...usando tampinhas de garrafas...pois girando a tampinha ...ela cavava  um "buraco" no chão...largura de um "limão", mais ou menos. Eram 4 buracos formando um " L "...sendo 3 buracos no lado maior do "L"...um buraco em uma ponta...um no meio...outro na outra ponta...e... 1 buraco na ponta do lado menor...Após tirarmos "Par ou Impar"...íamos tentando colocar as bolinhas nos buracos...começando...pela ponta maior do " L "...Quem conseguia terminar o circuito primeiro...era o "vencedor...         Obs. quem errava um buraco...passava a vez...

Rodar pião na palma da mão...não era tão difícil...bastava fazer o pião rodar no chão...e, enquanto estava rodando...bastava encostar a mão...com os dedos do meio, bem  abertos...e empurrá-lo ...para a palma da mão... Muito legal...


Novamente...juntavam....Meninos...e...Meninas....Às vezes...com duas cordas...uma girando para um lado...e a outra...girando ao contrário...bem difícil...porém muito gostoso....







Jogar taco...que delícia...montávamos  a ":casinha", com pequenos "galhos" ...e o "adversário" tinha que derrubá-la com a "bolinha". Mas  se ele não conseguisse, e nós acertávamos  a "bolinha"..
 ficávamos  correndo...e batendo os "tacos", enquanto ele corria atrás da "bolinha"...cada "cruzada" ou "batida,...Valia 1 (um)  ponto....

]


Às vezes nos machucávamos...mas ..desistir...nunca....

 
Um rascunho de como era o jogo...


Preparando-se para a "jogada"...







Enfim.....minha Infância...

FOI ÓTIMA !!!...


"Dico"
Obs:  Nós, meninos "rueiros"...,chamávamos de "Carrinhos de ROLEMÃ"...,mas segundo a "WIKIPEDIA", o certo é " ROLIMÃ".










 



Nenhum comentário:

Postar um comentário